Sociedade Filarmónica de Vilarchão - Banda Filarmónica
Sociedade Filarmónica de Vilarchão

Por volta de 1830, um padre, em conjunto com outros clérigos, organizaram uma orquestra de capela para solenizarem os atos de culto na Igreja em dias de festa, nos serviços fúnebres e noutros serviços religiosos.
Com a chegada de um professor, Professor Reis, novos músicos começaram a ser ensinados e a primitiva orquestra transformou-se em Banda de Música, com cerca de vinte músicos.
Em 1842 o maestro Reis saiu da banda, levando consigo alguns músicos. A Banda de Vilarchão enfrentou a sua primeira e grave crise, mas conseguiu sobreviver, tendo assumido a direção da banda o senhor Manuel Joaquim.
Neste momento a Sociedade Filarmónica de Vilarchão é composta por 53 músicos e 99 sócios. Tem uma escola própria com 5 professores a lecionar os vários instrumentos de sopro e percussão, e 35 alunos inscritos. A escola conta com uma orquestra de sopros para os seus alunos, que serve de ponte para a banda.
Ao longo da sua existência, a Sociedade Filarmónica de Vilarchão teve bons e maus momentos, no entanto nunca interrompeu a sua atividade.
A SFV conta já com 192 anos.